quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Os beneficios do tomate

Até bem pouco tempo atrás, essa fruta (sim, fruta!) da família das Solanáceas assumia uma posição bem humilde em termos de propriedades nutricionais e valores funcionais. Pobrezinho...!! Entretanto... As pesquisas científicas mostraram que seus poderes e propriedades funcionais vão bem além das aparências. Os tomates são, de longe, a fonte mais rica em Licopeno, poderoso antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento, modula o Sistema Imunológico e reduz o risco para vários tipos de câncer (próstata, pulmão, mama, endométrio e trato digestivo).
O licopeno é um carotenóide que confere a cor vermelha ao tomate e pode ser também encontrado, em menores quantidades, na melancia, na goiaba, no morango e no mamão. Quanto mais intensa for a cor vermelha do tomate, mais rico em antioxidante ele será.

Por ser um carotenóide, o Licopeno é melhor absorvido na presença de gorduras saudáveis. A adição de uma dose moderada de gordura monoinsaturada facilita o transporte, a absorção e a ação do Licopeno no organismo. Por isso, para tornar sua preparação à base de tomates ainda mais poderosa e saudável, acrescente 1 fio de azeite de oliva extra-virgem processado à frio.
COZIDOS SÃO BEM MELHORES!

Outra característica observada pelos estudos, foi que o calor potencializa a biodisponibilidade do licopeno, ou seja, esse fitoquímico age melhor em nosso organismo quando comemos tomates cozidos.

É importante mencionar que o processo de industrialização do tomate, para a elaboração de molhos prontos, catchup e outros, não destrói o licopeno, mas... fique de olho nos rótulos e escolha aqueles com menores teores de calorias e sódio.

Além do "superpoderoso" Licopeno, os tomates são também fontes de Vitamina C (quando crus) e de Potássio, mineral importante no controle da pressão arterial, nas contrações musculares, na saúde das artérias e na manutenção dos líquidos celulares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário