quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Os beneficios da caminhada

Fácil, sem custo ou contraindicação, caminhar reduz os riscos de doenças e deixa o astral lá em cima!


A caminhada é a atividade física perfeita.  Não importa a idade ou o condicionamento físico, todo mundo pode caminhar!  Basta um tênis e um pouco de disposição. E quando realizada com frequência - no mínimo três vezes por semana, durante 30 minutos -, torna- se eficaz para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida. Nas ruas da cidade, nos parques, na esteira ou na areia da praia, você pode usufruir todos os benefícios dessa modalidade.

Caminhar é bom por que:

1- É a mais segura de todas as atividades aeróbicas, do ponto de vista cardiovascular e ortopédico. Mesmo quando praticado em ritmo acelerado, o exercício não sobrecarrega o coração. Além disso, diferentemente da corrida, o risco de lesões nas articulações, em especial nas dos joelhos e tornozelos, é bem menor.


2- É benéfico à saúde: combate o colesterol ruim (LDL), estimula a circulação sanguínea, aumenta a capacidade cardiorrespiratória e a densidade óssea, favorece o controle de doenças como diabetes e hipertensão e ameniza desequilíbrios posturais e articulares.


3- Faz bem para a mente: problemas como insônia e depressão melhoram com o andar constante, que ainda relaxa e proporciona bem-estar emocional, levando o mau humor e o estresse para bem longe.


4- Afina a silhueta. Meia hora em ritmo moderado pode gastar até 200 calorias!


Algumas dicas para aproveitar bem o exercício:
- Em dias ensolarados, caminhe no período da manhã até as 10 horas, ou à tarde após as 17 horas.


- Use um tênis apropriado para caminhada, pois este absorve mais o impacto com o solo.


- Faça alongamento antes e depois das caminhadas.


- Hidrate o corpo bebendo água antes, durante e depois do exercício.


- Exercício é prazer. Se possível, caminhe em um local seguro, pouco poluído, bem ventilado e com áreas verdes.


- Escolha terrenos firmes e de areia batida, pois as pistas irregulares podem prejudicar sua pisada e provocar torções e lesões.


- Atenção à postura: mantenha o tronco reto, queixo paralelo ao solo e abdômen contraído. Flexione os braços a 45 graus e caminhe movimentando os cotovelos para a frente e para trás, alternando o braço direito com a perna esquerda e vice-versa. Ao pisar, apoie primeiro o calcanhar no chão e depois toda a planta do pé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário